Mamãs e Bebés
A gravidez é um processo importante na vida de uma mulher. Mamãs e Bebés, é um serviço que tem como o objetivo acompanhar a mulher desde o momento da gravidez até ao nascimento do bebé. e após este já estiver junto da mãe.
Com diferentes planos e tratamentos, a ideia é proporcionar uma saúde plena desde o nascimento.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO MAMAS E BEBÉS
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA
A fisioterapia pediátrica acompanha o crescimento e desenvolvimento da criança, actuando na área da prevenção e do tratamento de possíveis alterações ao seu normal desenvolvimento. E conta com procedimentos específicos, tais como: alongamentos, exercícios, técnicas manuais ou o uso de alguns equipamentos auxiliares no processo de reabilitação, dependendo do quadro de tratamento e as necessidades de cada caso clínico.
ATUA NAS SEGUINTES ÁREAS:
A Fisioterapia respiratória pediátrica, também conhecida comocinesioterapia ou ginástica respiratória, engloba um conjunto de técnicas manuais que têm como objetivo a desobstrução das vias aéreas superiores do bebé (que se podem encontrar comprometidas devido a patologias respiratórias como a bronquiolite) e o retorno a uma função respiratória normal. Podendo ser aplicada de forma segura em bebés e crianças, a Fisioterapia Respiratória Pediátrica tem resultados praticamente imediatos, levando a uma melhoria dos sintomas e do bem-estar do bebé.
MASSAGEM AO BEBÉ
A Massagem tem muitos benefícios para a saúde do bebé. Para além de constituir um momento privilegiado para a troca de mimos e afectos, reforçando a proximidade emocional entre o adulto e o bebé, o toque calmo e tranquilo das diferentes técnicas de massagem também alivia os típicos desconfortos gastrointestinais, estimula a circulação sanguínea e favorece o relaxamento do bebé.
OSTEOPATIA PEDIÁTRICA
Tanto na vida intra-uterina, como no momento do parto, o bebé pode estar mal posicionado ou ser sujeito a algumas pressões/tensões excessivas sobre a sua estrutura músculo-esquelética, em particular sobre o crânio, traduzindo-se numa lesão osteopática.
Na maioria dos casos existe em algum momento uma perda de mobilidade de algum dos tecidos, em especial no crânio do bebé, que podem dar origem a alguns sintomas que são bastante comuns, mas que não são normais, como por exemplo, o refluxo excessivo ou obstipação do recém- nascido.
Uma tensão excessiva e anormal sobre nervos que saem da base do crânio e que são responsáveis pela digestão, deglutição e pelo tónus dos músculos do pescoço do bebé podem causar cólicas, refluxo, torcicolos, falta de sono, alterações de humor, etc.
Estas lesões osteopáticas podem ocorrer devido a um parto demasiado longo, parto instrumentalizado, mau posicionamento intrauterino, utilização de ventosas ou forceps, gravidez gemelar, período de gravidez com algum tipo de complicação, etc.
QUANDO RECORRER À OSTEOPATIA PEDIÁTRICA?
Choro excessivo e irritabilidade
Os distúrbios do sono
As dificuldades de alimentação
Refluxo (Vómitos)
Cólicas
Prisão de ventre
Problemas com a dentição
Torcicolo ou cabeça disforme
Asma
Falta de concentração, hiperatividade
Enureses
Alterações ósseas
RECUPERAÇÃO PÓS-PARTO
A Recuperação Pós-Parto é fundamental para a mulher retomar a sua forma física, psicológica e emocional.
Nesta fase, grande parte das alterações físicas e hormonais da gravidez mantêm-se, sendo extremamente importante o retorno à normalidade, com especial ênfase na recuperação abdominal e pélvica.
Na Fisiobaía recorremos ao Método Abdominal Hipopressivo, que tem demonstrado ser um dos meios mais eficazes para se reduzir o perímetro da cintura, tonificar a faixa abdominal e pavimento pélvico, e, em conjunto com o pilates clínico os resultados são claramente visíveis .
Assim,sob a coordenação de uma fisioterapeuta especializada em Abdominais Hipopressivos , ajudámo-la a recuperar a forma e a sentir-se bem, através de um programa de exercício adequado e adaptado a este período, e que tem como objectivo:
Recuperação abdominal (diástase)
Fortalecimento muscular geral
Correcção postural
Prevenção e alívio de dor e desconfortos
Relaxamento
FISIOTERAPIA PARA GRÁVIDAS
Através da osteopatia, reeducação postural global,massagem terapêutica, termoterapia, alongamento, mobilização, aplicação de Kinesio taping, a Fisiobaía pretende ajudá-la a ultrapassar a gravidez sem dor ou desconforto já que o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios é desaconselhado.
Assim podemos ajudá-la em caso de:
PILATES CLÍNICO PARA GRÁVIDAS
Durante a gravidez o corpo da mulher vai mudando e muitas ansiedades vão surgindo. O exercício físico demonstrou ajudar a grávida a adaptar-se às várias mudanças e a gerir a sua ansiedade e a depressão neste período. Mas nem todo o exercício físico é recomendado. A prática de Pilates Clínico é uma atividade física segura na gravidez, com benefícios comprovados para a mãe e para o bebé. Assim, para a mulher grávida sem nenhuma condição especial e com autorização médica, a evidência científica apela que a prática de exercício físico durante a gravidez físico é altamente aconselhada. Na Fisiobaía, prescrição de exercício por parte do fisioterapeuta constitui um desafio em que a segurança da mãe e do bebé é a prioridade!
Ocorrem várias alterações durante a gravidez que podem ser reduzidas ou melhoradas com a prática de Pilates Clínico:
Aumento de relaxina
Dores articulares
Alterações da dinâmica ventilatória
Músculos do pavimento pélvico mais fracos
Alterações hormonais importantes
Alterações cardiovasculares
Aumento de peso
Alterações posturais
Destacam-se os seguintes benefícios da prática de Pilates Clínico durante a gravidez:
Melhora a condição física da grávida
Melhora a flexibilidade
Promove a consciencialização corporal
Ajuda no controlo do peso
Reduz os níveis de depressão e ansiedade
Previne/alivia dores musculares
Facilita o retorno venoso através do exercício ativo
Corrige alterações posturais
Melhora o controlo respiratório
Fortalece os músculos do pavimento pélvico
Facilita a recuperação pós-parto
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NA GRÁVIDA
Drenagem linfática manual. O “inchaço” ou edema gestacional dos membros inferiores e pés, é conhecido por todas as grávidas! Quem é que não chegou ao último trimestre da gravidez e não conseguia calçar os seus sapatos? Como combater o edema gestacional?
Actualmente tem-se como principal recurso a utilização da Drenagem Linfática Manual (DLM) na redução do edema durante a gravidez.
A DLM, segundo o método de Leduc, deve ser executada por um fisioterapeuta especializado e com os devidos conhecimentos acerca do sistema linfático e outros sistemas com o qual ele se interliga.
É feita com pressões suaves, lentas e intermitentes, que seguem o trajecto do sistema linfático, facilitando algumas das suas funções. A técnica de Leduc está associada a três categorias de manobras – chamada, captação e reabsorção, onde se produz um aumento da pressão tecidular, a orientação no sentido da drenagem fisiológica e a evacuação da linfa através dos colectores.
Habitualmente as grávidas recorrem a esta técnica a partir do terceiro trimestre, no entanto as sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês de gravidez, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais.
Em qualquer um destes casos é sempre obrigatório a presença de prescrição do médico responsável. Na Fisioterapia, Fisiobaía irá agir em conformidade com a mesma e com conhecimento dos procedimentos indicados e contra-indicados. Desta forma, é possível realizar um tratamento seguro e eficaz, sem provocar nenhum tipo de dano às nossas grávidas.