Tendinopatia da Pata de Ganso: o que é e como se pode tratar?
O que é Tendinopatia da Pata de Ganso?
A “Pata de Ganso” é o nome dado a três tendões que se inserem na face interna do joelho. Recebeu este nome, pois a aparência desses tendões faz lembrar uma pata de ganso.
A tendinopatia ou, vulgarmente chamada, tendinite da Pata de Ganso é uma lesão que ocorre quando esses tendões ficam inflamados. Se recebeu o diagnóstico desta tendinopatia, neste
artigo, explicaremos o que é a tendinopatia da Pata de Ganso, como se desenvolve e o que envolve o seu tratamento.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns incluem dor na parte interna do joelho, edema (inchaço), sensibilidade ao toque e dificuldade em movimentar o joelho. Além disso, também pode sentir dor durante atividades que envolvam flexão do joelho, como andar, correr ou subir e descer escadas.
Quais as causas?
A causa mais comum é o uso excessivo dos tendões. Pessoas que correm, praticam desportos como o futebol ou fazem atividades físicas que envolvam muito salto e corrida estão mais suscetíveis a desenvolver este tipo de tendinopatia. Algumas vezes, a lesão também pode ser causada por outras lesões, alterações anatómicas estruturais ou condições médicas subjacentes.
Como tratar?
O tratamento para a tendinopatia da Pata de Ganso varia de acordo com a fase da lesão. Numa fase aguda, abrandar ou parar a atividade física que gera maior stress local, pode ser uma boa estratégia para controlar o processo inflamatório. Em casos em que o processo inflamatório se encontra exacerbado, poderá ser aconselhada a toma de medicação anti-inflamatória e/ou uso de gelo (importante ser previamente avaliado pelo fisioterapeuta ou
médico, antes de se automedicamentar).
Fisioterapia na Tendinopatia da Pata de Ganso
A fisioterapia tem um papel fundamental no tratamento da tendinopatia. Os objetivos do tratamento são reduzir ou eliminar a dor e a inflamação, aumentar a força muscular, a flexibilidade e a estabilidade da articulação do joelho, de modo a devolver e otimizar a capacidade funcional da pessoa com lesão.
O seu Fisioterapeuta irá, entre outras abordagens, incluir um programa de exercícios individuais para melhorar a força e a capacidade funcional do seu joelho, que deverá implementar tanto nas sessões de fisioterapia, como seguir as orientações prescritas no seu dia-a-dia, de modo a otimizar os resultados da sua recuperação.
Se você ou alguém que conheça foi diagnosticado com tendinopatia da Pata de Ganso, partilhe este artigo e aproveite os conselhos para obter o alívio que necessita.