O que é Diatermia TECAR
Fisioterapia: Diatermia TECAR – a diatermia TECAR (transferência elétrica capacitiva e resistiva) baseia-se no aquecimento dos tecidos do corpo mediante um intenso campo elétrico. Assim , consegue-se ajudar a aumentar a circulação, promover a metabolização e como consequência os tecidos regeneram mais rápido.
Portanto, é uma corrente elétrica que produz hipertermia profunda e permite trabalhar a uma profundidade entre 4-6 centímetros estimulando assim o tecido que alcança uma temperatura ótima de regeneração entre 44º e 45º.
A TECAR caracteriza-se por permitir que se trabalhe a um nível superficial e outro mais profundo em função da fase de tratamento.
A fase capacitiva é mais superficial e a resistiva mais profunda. A fase resistiva permite-nos subir a temperatura em tecidos mais densos do corpo como osso, tendão, ligamento por isso esta fase será muito mais profunda.
Fisioterapia: Diatermia TECAR- Quais os efeitos biológicos?
Esta técnica apresenta diversos benefícios:
- Incremento de circulação arterial, vasodilatação aumentando a oxigenação e diminuição da acidez dos tecidos
- Incremento da drenagem venosa com aumento de reabsorção dos catabólitos e diminuição do edema em áreas com processos inflamatórios
- Incremento da permeabilidade da membrana celular o que permite uma melhor transferência de metabolitos através dela
- Aceleração da cicatrização de feridas
- Estimulação do sistema imunitário e diminuição dos radicais livres por meio do aporte de eletrões que subministra o elétrodo
Quanto tempo são as sessões com TECAR?
As sessões estipuladas para terem um efeito ótimo são entre 5 e 20 sessões dependendo da patologia a tratar. Estas sessões podem ser isoladas ou serem acompanhadas de terapia manual e exercício terapêutico de forma a serem mais eficazes.
O que trata a TECAR?
Fisioterapia Músculo-esquelética:
- Cervicalgia, Dorsalgia, Lombalgia
- Hérnias discais e protusões
- Tendinites e tendinoses: fascites, epicondilites, trocanterites
- Entorses e lesões musculares
- Torcicolos
- Cicatrizes
- Atroses
Fisioterapia Dermatofuncional
- Celulite
- Reafirmante
- Antirugas e acne
- Diatermia oxigenante anti-idade
Quando não posso fazer Diatermia TECAR?
- Pacemaker
- Hemorragias Internas
- Gravidez
- Febre
- Tumores ou processos oncológicos
O que devo saber mais sobre a Diatermia TECAR?
Se pararmos para pensar um pouco sobre os efeitos da técnica, relembramos que o calor é a forma mais natural de cura para o organismo. Pois, temos as situações que vão desde a febre para cura de uma patologia, ao calor que se produz no movimento e que nos ajuda a eliminar toxinas, regularizar o processo hormonal, queimar calorias ou na fase inicial inflamatória depois de um entorse.
O corpo é sábio e aquece para ativar os efeitos reparadores que todos temos.
Daí que a diatermia TECAR seja uma das maneiras mais eficazes e naturais de tratar o nosso organismo nos casos já descritos.
Quer ter acesso às técnicas mais inovadoras com elevado sucesso de diversas situações músculo-esqueléticas e estéticas? Informe-se com a nossa equipa de fisioterapia em Coimbra ou em Cantanhede.