Drenagem Linfática na Gravidez
A gravidez é uma das fases mais incríveis que uma mulher pode experienciar durante a sua vida, mas também uma das mais desafiantes.
O corpo da mulher grávida passa por inúmeras alterações, de forma a garantir o desenvolvimento pleno do bebé e uma das mais referidas é mesmo o famoso inchaço. Esse inchaço (chamado edema, numa nomenclatura clínica) deve-se, principalmente, à maior compressão que o útero faz, à medida que vai crescendo, na veia cava (veia que transporta o sangue de volta ao coração), o que dificulta o retorno venoso, mas também às alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, nomeadamente os níveis de progesterona que facilitam a retenção de água.
A drenagem linfática é uma técnica de Terapia Manual que pode ajudar bastante a minimizar o desconforto provocado pelo edema.
Quais os benefícios da drenagem linfática durante a gravidez?
- Diminuição do edema;
- Diminuição da sensação de pernas cansadas;
- Auxílio no alívio da dor e da tensão muscular;
- Melhora da circulação;
- Melhora da nutrição e oxigenação dos tecidos;
- Promoção da sensação de relaxamento e bem-estar.
Notas importantes:
Apesar de a drenagem linfática ser um ótimo tratamento a usar durante a gravidez, em alguns casos pode estar contraindicada, como em caso de:
- Hipertensão não controlada;
- Trombose venosa profunda;
- Gravidez de risco;
- Insuficiência renal;
- Doenças relacionadas ao sistema linfático.
Pode realizar a sua drenagem a partir das 12 semanas de gravidez, entre uma a duas vezes na semana, consoante as suas necessidades individuais.
Fale com o seu Fisioterapeuta e desfrute de uma gravidez mais leve.