Entre os distúrbios dolorosos, a dor lombar é uma das causas mais frequentes de morbidade e incapacidade funcional. A incapacidade de estabilizar a coluna vertebral, embora causada pelo desequilíbrio entre a função dos músculos extensores e flexores do tronco, é um forte indício para o desenvolvimento de distúrbios da coluna lombar.
Quais os músculos responsáveis?
Os músculos eretores asseguram o posicionamento correto do tronco na posição ereta. Existindo um défice no desempenho da sua função, a coluna vertebral fica instável e por isso contribui para o desenvolvimento de processos álgicos e fadiga muscular.
Por outro lado, os músculos abdominais atuam diretamente no equilíbrio estático e dinâmico da pélvis. Desse modo, estes músculos são extremamente importantes para a manutenção de uma postura correcta.
Já a fraqueza leve ou moderada do músculo glúteo máximo, médio e mínimo, em conjunto com a dos isquiotibiais, permite que a pélvis se incline para frente, acentuando assim a lordose e tornando-a patológica.
Mas afinal como surge a lombalgia?
Normalmente acontece como consequência de um comprometimento da força ou resistência isométrica de músculos desse segmento. Actualmente, existe evidência que sugere a necessidade de incluir exercícios de fortalecimento muscular. Estes são direcionados aos músculos responsáveis pela flexão e extensão do tronco, uma vez que são utilizados nos programas de prevenção, educação e reabilitação da dor lombar.
Com as alterações biomecânicas mencionadas acima, a possibilidade de contrair uma lombalgia aumenta e por isso é necessário realizar um programa para reequilibrar o corpo.
Como posso diminuir a dor lombar?
O trabalho muscular para este efeito é realizado com o intuito de não apenas tratar, mas também para minimizar os sintomas provocados pela lombalgia. Para isso é utilizado como base:
- Exercícios de fortalecimento muscular
- Flexibilidade
- Reeducação das actividades diárias
Afirma-se que a hipotonicidade (por desuso), a permanência prolongada em determinadas posições ou mesmo a fadiga por movimento repetitivo, causam transferência excessiva de carga. Como resultado, surge a dor lombar.
Neste caso, qual é o papel da fisioterapia?
O trabalho na fisioterapia passa primeiramente pela avaliação da causa da dor. De seguida, ao seu respetivo tratamento, que pode variar:
- Terapia manual
- Eletroterapia
- Exercícios específicos para a causa
Principalmente é importante a educação do utente, para a prevenção de futuras recidivas.
Posso fazer exercícios em casa?
Sim! E ajudam bastante!
No entanto, estes exercícios só devem ser realizados após o fisioterapeuta avaliar, recomendar e ensinar para o caso em questão. Sob o mesmo ponto de vista, seguem alguns exemplos de trabalho que o utente deve realizar em casa.
Fraqueza de glúteo médio e mínino
Clam nível 1
Deitado de lado, com o braço esticado debaixo da cabeça, costas direitas e joelhos dobrados de forma a que os pés fiquem na direcção do prolongamento das costas. Pernas juntas, uma em cima da outra e joelhos a tocar. Empurrar coxa no sentido dos pés, de forma a ficar com um espacinho em que caiba uma noz na lateral do tronco. O exercício consiste na elevação do joelho de cima na direcção do teto, sem mover a coxa. A mão do braço que está em cima pode apoiar no chão para auxiliar no suporte do tronco. Repetir o movimento durante 30 segundos em cada perna.
Clam nível 2
Deitado de lado, com o braço esticado debaixo da cabeça, costas direitas e joelhos dobrados de forma a que os pés fiquem na direcção do prolongamento das costas. Pernas juntas, uma em cima da outra e joelhos a tocar. Empurrar coxa no sentido dos pés, de forma a ficar com um espacinho em que caiba uma noz na lateral do tronco. Levantar pés do chão, a perna de baixo mantém-se apoiada no chão até à região do joelho e o joelho de cima faz o mesmo movimento do exercício anterior. Repetir o movimento durante 30 segundos em cada perna.
Fraqueza abdominal
Abdominal preparation
Deitado de costas para baixo, com os braços e mãos esticadas ao longo do corpo. Activar centro e elevar progressivamente a cabeça, pescoço e ombro até uma posição confortável e em que não exista elevação da grelha costal e perca da posição correcta. Repetir o movimento de 30s-1min.
One leg Stretch nível 1
Deitado de costas para baixo, ombros longe das orelhas, braços esticados ao longo do corpo, activar centro, dobrar um joelho e depois o outro. O objectivo do exercício, é esticar e voltar a dobrar o joelho de uma forma controlada e com foco no movimento realizado pela estabilidade abdominal e pélvica. A pélvis não deve mexer.
Comece hoje a praticar os exercícios! Marque já a sua consulta de fisioterapia e livre-se da dor lombar!