A Síndrome Femoro Patelar, totaliza cerca de 25% das lesões que comprometem o joelho e 5% lesões desportivas, ocorrem devido a uma sobrecarga na articulação com flexão repetida do joelho. Este tipo de lesão na articulação do joelho atinge principalmente o sexo feminino, na faixa etária dos 15-25 anos. Saiba mais neste artigo!
O que é necessário para ter um joelho saudável?
A articulação formada pela extremidade distal do fémur e pela extremidade proximal da tíbia designa-se de articulação femoro-tibial e a articulação formada pela extremidade distal do fémur e pela patela designa-se de articulação patelo-femoral. Para além destes 3 ossos, o joelho possui também ligamentos e músculos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos, que estabilizam o joelho, amortecendo portanto o impacto sobre as cartilagens.
Para um joelho saudável é necessário estabilidade e um bom alinhamento da articulação. Quando o joelho está em flexão (dobrado), a estabilidade é garantida sobretudo pela arquitetura óssea e em extensão (esticado) pelos músculos e ligamentos. Um desequilíbrio entre estes diferentes estabilizadores resulta em instabilidade.
O que é a síndrome femoro patelar?
Esta lesão na articulação do joelho é caracterizada por uma disfunção que ocorre na articulação entre o fêmur e a patela. Assim, irá proporcionar dor difusa em ambos os ossos, com localização retro ou peri-patelar, mas muitas das vezes, com especial enfase, na parte lateral.
Como pode surgir?
A dor no joelho é de início insidioso, podendo, no entanto, ser precipitada por um traumatismo. É desencadeada pelos movimentos de subir e descer escadas, agachamentos. Além disso, alguns doentes podem referir sensações de instabilidade. Em geral estão ausentes sinais inflamatórios.
A origem desta instabilidade femoro patelar é multifatorial e complexa, resultando da associação de vários fatores como:
- Anomalias ósseas e/ou alterações biomecânicas do membro inferior;
- Disfunção muscular e de tecidos moles;
- Sobresolicitação das estruturas.
Articulação de Joelho
Como ocorre a estabilização da patela?
A estabilização da patela é obtida através do equilíbrio entre as porções medial e lateral do músculo quadricípite, músculo que se encontra na face anterior da coxa de maneira que os vetores de força de ambos os músculos sejam anulados e mantenham a patela no centro da articulação. Este músculo apresenta quatro porções:
- Vasto medial, intermedio e lateral;
- Reto femoral.
Se houver um desequilíbrio muscular entre o músculo vasto medial e o vasto lateral, pode gerar um desvio da patela em direção ao músculo com maior grau de força de forma que a patela choque contra o fêmur nesta direção. Daí o nome “Sindrome Femoro-Patelar”. Uma vez que há mais músculos que realizam a orientação da rótula na direção lateral, é normal que as pessoas com esta síndrome apresentem mais queixas de dor na porção lateral do joelho.
Quais são os sintomas desta lesão na articulação do joelho?
A síndrome femoro patelar inicia-se com uma fraqueza do músculo vasto medial, o que leva a uma disfunção muscular globalizada dos músculos estabilizadores da patela. No tratamento desta lesão articular no joelho o foco deve ser trabalhar toda a musculatura do joelho e não apenas o vasto medial.
Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da síndrome femoro patelar?
Os objetivos do programa de fisioterapia na síndrome femoro patelar são:
- Diminuição da dor;
- Fortalecimento muscular de toda a musculatura do joelho;
- Aumento da flexibilidade;
- Melhoria da biomecânica do membro inferior;
- Diminuição da sobrecarga femoro-patelar;
- Melhoria global da funcionalidade do joelho e do padrão de marcha.
Lesão na articulação do joelho
Que técnicas poderão ser utilizadas para alcançar os objetivos?
- Tecarterapia e terapia manual – para controlar a sintomatologia álgica;
- Exercícios de correção do alinhamento do membro inferior;
- Exercícios de fortalecimento, flexibilidade e controlo motor;
- Kinesio tapping: para correção do posicionamento da patela.
Por outro lado, a Reeducação Postural Global (RPG) é um método bastante indicado no tratamento desta lesão na articulação do joelho. Consiste em produzir um alongamento muscular geral através da utilização de posturas específicas a fim de atingir determinadas cadeias musculares.
Numa fase inicial da lesão, onde se pretende uma redução efetiva da intensidade da dor, com flexibilidade e alinhamento articular, facilitando assim o fortalecimento muscular, a RPG é um método bastante recomendado.
Já sabe, se a dor que tem no joelho é proveniente de uma lesão como a síndrome femoro patelar, a fisioterapia pode ajudá-lo. Consulte a equipa da Fisiobaía!