Pilates Clínico na Gravidez
Posso fazer exercício durante a gravidez?
Não só pode, como deve!
Segundo a diretriz Canadense de atividade física durante a gravidez de 2019, é recomendado que as mulheres grávidas, sem contraindicação, pratiquem um mínimo de 150 minutos semanais de exercícios de intensidade moderada.
O exercício físico durante a gravidez traz inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebé, entre os quais:
- Diminuição do ganho de peso excessivo durante a gravidez e maior facilidade em recuperar o peso no pós-parto;
- Reduz o risco de Diabetes Gestacional;
- Reduz o risco de hipertensão e pré-eclâmpsia;
- Diminui o risco dos filhos desenvolverem doenças metabólicas;
- Diminui a probabilidade de incontinência urinária;
- Reduz a incidência de complicações na gravidez;
- Diminui as taxas de complicações no parto e de cesariana;
- Reduz o aparecimento de depressão e ansiedade.
Pilates Clínico na Gravidez
O método de Pilates tem vindo a ganhar bastante reconhecimento, existindo cada vez mais pessoas interessadas na sua prática e pode, sim, ser um dos métodos de exercício que poderá iniciar agora que se encontra numa das fases mais bonitas e desafiantes da sua vida: a gravidez.
De uma forma geral, o método de Pilates visa melhorar a capacidade física, aumentar a noção corporal, melhorar a postura estática e dinâmica, melhorar a saúde global e desenvolver confiança nas capacidades do próprio corpo.
O Pilates pode ser definido como um método de treino de estabilidade dinâmica, que se centra no trabalho do core e na promoção da otimização postural.
Ao longo dos três trimestres que envolvem esta “viagem de uma nova vida”, o nosso organismo vai passando por diversas mudanças morfológicas e fisiológicas, fundamentais para o desenrolar da gravidez, mas que podem trazer algum desconforto à medida que a barriguita vai crescendo.
A prática de Pilates na gravidez, para além de ser uma atividade de baixo impacto e personalizada a cada mulher grávida, é uma forma bastante eficaz de gerir todas essas mudanças, sendo importante para:
- Trabalhar a respiração;
- Fortalecer toda a musculatura da CORE (envolve parede abdominal, pavimento pélvico e lombar);
- Aumentar a noção corporal;
- Melhorar a circulação;
- Aperfeiçoar a mobilidade;
- Otimizar a postura estática e dinâmica;
- Aumentar a sensação de bem-estar físico e mental;
- Melhorar a qualidade de vida.
O Pilates, devidamente orientado e personalizado a cada grávida e respeitando a evolução de cada trimestre é, sem dúvida, uma excelente forma de minimizar o impacto dessas mudanças, de forma segura.
Na ausência de contraindicações, as recomendações para a prática de exercício físico durante a gravidez mostram que a futura mamã deverá manter uma prática regular de exercício (pelo menos 30 min por dia), devendo incluir exercícios aeróbios e de condicionamento da força para obter benefícios para a saúde da mãe e do bebé.
Portanto, mesmo que não tenha tido uma vida muito ativa antes da gravidez, as recomendações mantêm-se! É importante que seja devidamente orientada por um profissional competente, para que sejam realizadas todas as adaptações e ajustes nos treinos adequados a cada fase da sua gravidez.
Lembre-se: exercício seguro + gravidez = mamã e bebé felizes e saudáveis!