A síndrome da banda iliotibial ocorre com muita frequência em atletas de corrida, sendo a segunda causa de dor na região lateral do joelho e correspondendo a 12% das lesões por overuse (repetição) nestes atletas.
A banda iliotibial, como o nome indica, é uma banda fibrosa que se origina na espinha ilíaca ântero-superior (bacia) e que se insere na tíbia. Passa lateralmente na coxa e joelho e auxilia o quadricípite (músculo que se encontra na face anterior da coxa) na extensão do joelho e os isquiotibiais (músculos que se encontram na face posterior da coxa) na flexão do joelho.
Leia este artigo e fique a saber mais sobre esta lesão, nomeadamente, sobre as causas do aparecimento, o seu tratamento e as possíveis formas de prevenção.
Síndrome da banda iliotibial: Quando é comum surgir?
Quando existem movimentos repetitivos de flexão e extensão do joelho, isso provoca uma fricção excessiva entre a banda iliotibial e o epicôndilo lateral do fêmur. Como consequência, pode resultar em inflamação nessa área, especialmente da bursa – bursite.
Quais são as causas desta lesão?
Usualmente é desencadeada por atividades que favoreçam o atrito entre a banda iliotibial e o côndilo lateral do fémur. Como por exemplo, em movimentos repetitivos de extensão e flexão do joelho que desencadeiam um processo inflamatório.
Contudo, existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desta síndrome, tais como:
- Alterações estruturais do membro inferior;
- Excesso de tensão do músculo tensor da fáscia lata (músculo que dá origem à banda iliotibial.) Por sua vez, pode causar compressão da banda contra o joelho;
- Erros durante a prática de desporto (troca de calçado, atividades em pisos duros ou inclinados, alterações repentinas no treino e aumento da distância percorrida, postura inadequada na prática do exercício);
- Desequilíbrios musculares;
- Aumento de flexão de joelho na prática de corrida (favorece o atrito na banda iliotibial).

Que tipo de sintomas podem ocorrer?
O sintoma mais comum na síndrome da banda iliotibial é a dor na face lateral do joelho. Este sintoma ocorre devido à inflamação. Com a progressão da condição, a dor aparece em determinado quilómetro durante o treino, impossibilitando assim o aumento do rendimento desejado.
Por fim, a dor pode tornar-se incapacitante, surgindo ao caminhar ou ao subir e descer escadas. Devido à presença do processo inflamatório, pode também surgir algum edema na região do joelho.
Alguns pacientes podem sentir crepitação (estalidos) no joelho e em alguns casos a dor podem estender-se ao longo da banda iliotibial.
Qual o tratamento recomendado?
A fisioterapia é uma grande aliada na recuperação da síndrome da banda iliotibial, na medida que utilizará diversas estratégias para controlar o processo inflamatório e por sua vez diminuir o quadro álgico.
A terapia manual e a tecarterapia são ferramentas que o fisioterapeuta poderá utilizar numa fase inicial da intervenção. Contudo, o exercício terapêutico é fundamental uma vez que através de exercícios de fortalecimento e alongamento (dos músculos do joelho e coxa) e propriocepção irá promover o reequilíbrio muscular e articular.
Com a evolução favorável da condição é importante receber orientações do fisioterapeuta à cerca do retorno às atividades funcionais e desportivas, de acordo com a causa que levou ao quadro da síndrome da banda Iliotibial e para a prevenção da recidiva da lesão.
Caso a inflamação e o quadro álgico estejam ausentes, é importante continuar com a realização de exercícios para fortalecer e alongar de forma preventiva e reeducativa.
Aos atletas de corrida com síndrome da banda iliotibial é recomendado evitar correr em superfícies inclinadas. Em todo o caso, é importante usar calçado adequando, devendo inspecionar as sapatilhas de corrida para ver se o desgaste é desigual ou excessivo.
Como prevenir o síndrome da banda iliotibial?
Para prevenir recidivas é importante adotar algumas estratégias, tais como:
- Aprender técnicas apropriadas de treino;
- Usar sapatilhas adequadas para cada desporto;
- Substituir as sapatilhas quando estas estão gastas;
- Estar ciente das superfícies onde se corre.
Se é atleta de corrida e já sente dor constante na região lateral do joelho, a nossa equipa pode ajudar. Na Fisiobaía garantimos toda a segurança e higiene necessárias para o(a) receber.
Marque já a sua consulta!